Configuração do Relatório
A caixa de diálogo Configuração do Relatório pode ser acessada no menu "Relatório > Opções...". A caixa de diálogo possui três guias.
Na primeira guia é possível ver as configurações gerais do relatório:
É possível vincular um relatório a uma das impressoras instaladas no sistema. Isso significa que a impressora selecionada se tornará a impressora padrão ao imprimir esse relatório. Isso pode ser útil quando houver diversas impressoras no sistema; por exemplo, documentos de texto podem ser vinculados a impressoras monocromáticas, e documentos com gráficos podem ser vinculados a impressoras coloridas. "Padrão" é listado nas configurações da impressora. Quando esta opção estiver selecionada, o relatório não será vinculado a nenhuma impressora específica, mas será impresso na impressora padrão do sistema.
Também é possível configurar o número de cópias do relatório a serem impressas, e se elas devem ser agrupadas. O valor definido nesta caixa de diálogo será mostrado na caixa de diálogo "Imprimir" ao imprimir o relatório.
Se o sinalizador "Dois passos" estiver marcado, o relatório será gerado em duas etapas. No primeiro passo é criado um rascunho do relatório que é dividido em páginas, mas não estará disponível para visualização. No segundo passo o rascunho do relatório é convertido em um relatório padrão, que é salvo no fluxo de visualização.
Por que são necessários dois passos? Na maioria das vezes esta opção é usada quando um relatório precisa ter acesso ao número total de páginas no relatório, por exemplo, para exibir "Página 1 de 15". O número total de páginas é calculado durante o primeiro passo e é disponibilizado através da variável de sistema "TOTALPAGES". O erro mais frequente é tentar utilizar esta variável em um relatório de passo único, quando a variável retornará 0.
Outro uso para os dois passos é ao executar cálculos no primeiro passo e exibir os resultados no segundo passo. Por exemplo, quando uma soma deve ser exibida no cabeçalho de um grupo em vez de no habitual rodapé do grupo. Cálculos deste tipo são executados ao escrever o código do script do relatório no evento "OnBeforePrint" de um objeto.
O sinalizador "Imprimir se vazio" permite a criação de um relatório que não contém nenhuma linha de dados. Se esta opção for desabilitada, relatórios vazios não serão criados.
O campo "Senha" habilita a definição de uma senha, que deve ser inserida antes de abrir um relatório.
Na segunda guia é possível configurar as opções de herança:
Mais tarde, no capítulo "Herança do relatório", você obterá mais informações sobre herança. Nesta caixa de diálogo é possível ver o nome do relatório base (se o relatório for herdado), desanexar o relatório base (neste caso seu relatório será autônomo e não herdado) ou herdar o relatório a partir de um dos relatórios base disponíveis.
A terceira guia da caixa de diálogo permite configurar propriedades descritivas do relatório:
Todos os campos nesta guia servem apenas para fins informativos e não podem ser impressos.